Apresentação

Apoiar as atividades da disciplina "Preservação de Alimentos", da FF/UFRJ, é o principal objetivo deste Blog, assim destinado, em especial, aos alunos e ex-alunos. Complementarmente, o Blog é oferecido a outros interessados, acadêmicos ou não, cujos artigos, comentários ou questionamentos serão sempre muito bem vindos.

O Blog é também parte das atividades do LabConsS - Lab de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu em Farmácia & Saúde Pública da UFRJ. E, nesse contexto, quando aqui se fala em Preservação de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de um mero e convencional Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008


LEITURAS DE APOIO ÀS DISCIPLINAS QUÍMICA BROMATOLÓGICA & PROCESSOS DE PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS


 

Proteínas
Lipídeos
Vitaminas
Sais Minerais
 

TABELA DE RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS
Estabelece as recomendações de ingestão energética, proteica e, ainda, de vitaminas e sais minerais, em função da idade, sexo, situação fisiológica etc. Veja ainda links para três tabelas de composição de alimentos.

Usos e Aplicações das "Dietary Reference Intakes" DRIs - SBAN/ILSI, São Paulo 2001
Documento elaborado pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre as Recomendações Nutricionais - DRIs

 

ARTIGOS CIENTÍFICOS

 

ARTIGOS PUBLICADOS EM JORNAIS - Autor: Prof. L.E.Carvalho

bot1.gif (1313 bytes) Saúde Pública e Desgoverno
O texto discute o problema da "adição de cocaína em balinhas Van Melle". Faz observações sobre rotulagem e contextualiza o problema, chamando para a cena o pano de fundo, que é o arcabouço legal e a máquina administrativa da vigilância sanitária brasileira (O Globo , L.E.Carvalho).

bot1.gif (1313 bytes) Suco de Laranja quase Natural
Discute o conceito de conservante químico, em relação aos demais aditivos, tomando como exemplo o produto "suco de laranja concentrado congelado".

bot1.gif (1313 bytes) Aditivos Alimentares, Legislação e Saúde Pública
Conceitua e discute utilização (e percepção pública) sobre aditivos alimentares. Quem se interessar pelo assunto, deveria buscar mais informações técnicas na literatura especializada. Posso emprestar material para xerocar.

bot1.gif (1313 bytes) Alimentos Naturais
Conceituação e percepções - discute o emprego do termo NATURAL nos rótulos dos alimentos.



OUTROS ARTIGOS PUBLICADOS PELO Prof. L.E.Carvalho

bot1.gif (1313 bytes) Rotulagem de Alimentos no Primeiro e Terceiro Mundo
Texto que identifica e discute a rotulagem de aditivos, de ingredientes, de prazo de validade e de valor nutritivo, com vários exemplos.

bot1.gif (1313 bytes) Frutose não é açucar de frutas
Texto que discute a frutose em relação a alguns alimentos e algumas de suas aplicações.

bot1.gif (1313 bytes) Breast Milk Substitutes (Public Perception on Identity, Safety and Nutritive Value)
Discute a questão da percepção pública sobre leite materno, bem como sobre produtos industrializados, que pretendem substituí-lo. E então evidencia as limitações operacionais de normas convencionais, de identidade e qualidade, quando se pretende, apenas com elas, influir na compreensão e no comportamento do consumidor.

bot1.gif (1313 bytes) Alimentos Transgénicos - ¿Comer sin saber? (sobre como la FAO y la OMS están decidiendo sobre este tema)
O artigo relata a reunião do Comitê de Rotulagem do Codex Alimentarius (Ottawa, maio/98), onde o autor participou como delegado da Consumers International, destacando a posição do Governo Brasileiro, contra a rotulagem que indique a transgenicidade de um dado alimento.

bot1.gif (1313 bytes) O Mistério da Saúde & o Ministério dos Transgênicos - ou será o vice-versa?
O artigo questiona o papel do Ministério da Saúde, na medida que seus representantes têm votado a favor de se negar, ao consumidor, o direito legal e legítimo de saber se um alimento é ou não transgênico, para que possa livremente optar.

bot1.gif (1313 bytes) Informação como Direito do Consumidor - os rótulos de alimentos
O artigo identifica os principais quesitos que devem constar do rótulo de um alimento, incluindo alguns exemplos sobre tais quesitos.

bot1.gif (1313 bytes) Alimentos para Dietas Especiais
Texto que conceitua e discute "Alimentos Dietéticos".

bot1.gif (1313 bytes) Legislação de Alimentos
Texto que apresenta e comenta, resumidamente, a estrutura da legislação brasileira de alimentos.



ARTIGOS PUBLICADOS PELA Profa. Mirian L. R. Moura

bot1.gif (1313 bytes) Alimentos Funcionais - Nutracêuticos
Resumo de palestra proferida pela Profa. Mirian Moura, na Semana de Farmácia, na UFRJ, em novembro de 1998.


ARTIGOS RECOMENDADOS MAS EXTERNOS AO PROGRAMA DA DISCIPLINA

bot1.gif (1313 bytes) O que é Vida?
Texto de autoria de Fritjof Capra (O Tao da Física, O Ponto de Mutação etc.), buscando explicar, com base na Biologia, o que é estar vivo. Se nutrientes sustentam a vida, se medicamentos "consertam" a vida... então torna-se imprescindível uma maior e prévia compreensão do que é aquilo que pretendemos nutrir ou salvar. Antes de entender nutrientes, parece indispensável entender um pouco sobre essa tal Vida.

 


Os artigos que não tem link estão disponíveis na Biblioteca Setorial de Farmácia (CCS-bloco A2). Em breve estarão disponíveis também neste site.

Leituras mais específicas podem se encontradas no site Consumo&Saúde

 

Nenhum comentário: